Alimentação em tempo de festas
O Natal assim como a Páscoa, são épocas do ano associadas à ingestão excessiva de alimentos e particularmente de doces.
Quem consegue imaginar uma consoada portuguesa sem filhoses, troncos de Natal ou azevias? De fato a tradição ordena que a mesa seja farta e doce.
Um desafio, portanto!
Todavia, ao explorarmos com atenção os pratos tradicionais do Natal, e tendo a moderação como guia, associada a alguma atividade física em família (como um peddy paper ou uma caça ao tesouro após a ceia ou o almoço de Natal, jogos tradicionais em equipas e caminhadas), podemos garantir que a época festiva não alterará grandemente o ponteiro da balança se esta for a exceção e não a norma. A qual deverá ser saudável, diversificada e frugal.
O que fazer?
1) Importa manter o padrão habitual das refeições até à véspera de Natal (24/12), e retomá-lo logo no dia a seguir (26/12), evitando arrastar um aporte calórico exagerado por mais do que duas refeições.
2) Nas refeições da consoada e do dia de Natal considere substituir as entradas fritas e os salgados por uma sopa de hortícolas, quente e saciante.
3) Na mesa, ofereça frutos secos crus, azeitonas, pastas de feijão ou grão ou patê de talos para acompanhar cenoura ou pepino crus como acepipe.
4) No prato, opte pelos tradicionais, à base de cozidos ou estufados, sempre com acompanhamentos vegetais, como o "bacalhau cozido com todos" (bacalhau, ovo, grão e/ou batata e couve portuguesa temperado com azeite e vinagre), ou na sua variante nortenha com polvo. Se optar pelo Galo ou o Cabrito assado no forno, especialidades do Sul, acompanhe com uma salada farta e diversificada. Lembre-se de reduzir o sal.
5) Para beber ofereça água simples ou aromatizada, e alterne-a com um copo de vinho.
6) Prepare as sobremesas em casa e reduza ao máximo o açúcar das receitas (além de o substituir por fruta cozinhada, fruta desidratada ou mel);
7) Reutilize as sobras nos dias seguintes em pratos saudáveis - use os vegetais para sopas; arrozes ou esparregados; aproveite as leguminosas para almôndegas ou purés; utilize o pescado em saladas ou massadas, reutilize as sobras do pão em pudins, açordas e ensopados, transforme a fruta que sobrou em batidos.
Em
suma, mantenha o seu dia a dia alimentar saudável e reserve duas refeições para
as exceções, aumente e mantenha a atividade física durante as festas, compre
menos e cozinhe mais - reduza os fritos, o sal e o açúcar nos pratos que
confecionar e tenha umas festas felizes.
Dra Sancha Vasques Ferreira [Nutricionista » Centro de Desenvolvimento Acentuar]
Fontes: Associação Portuguesa de Nutrição (2017). Guia para um Natal + sustentável. Porto: Associação Portuguesa de Nutrição. | Câmara Municipal de Lisboa. Direção Geral da Saúde. Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável. (Dezembro de 2017). Natal saudável com zero desperdício - receitas chef Fábio Bernardino. Acedido a 30 de novembro de 2019. Disponível em: https://nutrimento.pt/activeapp/wp-content/uploads/2017/12/Natal-saudavel-com-zero-desperdicio.pdf