Psicologia Educacional

O Psicólogo Educacional é o profissional que se dedica à avaliação e ao diagnóstico de dificuldades de aprendizagem, desenvolvendo e aplicando métodos e estratégias intervenção psicopedagógicas adaptadas às problemáticas individuais, desde o ensino pré escolar atá ao universitário. O principal objetivo é potencializar o ensino/aprendizagem, abordando todas as variáveis inerentes a este processo, relacionadas com o aluno, a família e o contexto escolar. 

As dificuldades de aprendizagem têm um forte impacto no sucesso escolar, assim como repercussões em outros domínios da vida da criança, do adolescente ou do jovem, nomeadamente nas esferas social, emocional ou comportamental. Assim. uma intervenção precoce é fundamental para aumentar o potencial de desenvolvimento do indivíduo.

Na consulta de Psicologia Educacional, para crianças, e adolescentes são avaliadas e identificadas as dificuldades do estudante, bem como as suas necessidades ao nível escolar. A partir daí é desenvolvido um programa de intervenção específico e individualizado. Adicionalmente, a orientação vocacional pretende auxiliar o jovem na reflexão e no  processo de tomada de decisão relativamente ao seu percurso académico e profissional. Através de ferramentas e provas especializadas, é realizada uma exploração das suas capacidades, gostos e aptidões, bem como das diversas opções formativas e profissionais.

Marque uma consulta de Psicologia Educacional, nas seguintes situações:


  • Dificuldades escolares (insucesso escolar, dificuldades no cálculo, na leitura e na escrita, ...);
  • Necessidade de treino cognitivo, de concentração, atenção e memória; 
  • Necessidade de avaliação de prontidão escolar (antes da entrada para o 1º ciclo) e/ou maturidade escolar;
  • Avaliação de orientação escolar, profissional e vocacional (alunos em fase de transição de ciclo, do ensino secundário, universitários, adultos em qualquer faixa etária, especialmente em fases de mudança); 
  • Necessidade de programas de desenvolvimento de hábitos e métodos de estudo;
  • Necessidade de avaliação e/ou intervenção em problemáticas específicas.

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora