Como explicar às crianças o inexplicável

17-03-2020

Como ajudar as crianças a enfrentar uma situação de pandemia: COVID-19

Estamos a viver aquela que, para muitos de nós, será a sua primeira verdadeira guerra. Uma guerra diferente daquela que os nossos antepassados travaram há muitos anos. Uma guerra que se apresenta sem rosto, sorrateira, invisível e desconhecida, sendo por isso temida por todos nós.

Tudo o que é desconhecido e imprevisível é potenciador de ansiedade, angústia, medo e desespero. É por isso que, embora seja difícil para todos nós lidar com a atual situação, é fundamental que nós, adultos, mantenhamos a calma e o discernimento necessário para ajudarmos as nossas crianças a ultrapassar este período difícil. 

Mas como? Se não sabemos o que vai acontecer e como isto vai acabar?

Esta será possivelmente a primeira ideia que surge na cabeça do leitor, e é expectável, por isso vamos enumerar 7 ideias-chave sobre como ajudar as crianças nestes momentos.

1. Esteja atento

As crianças muitas vezes não conseguem expressar o quanto se sentem inseguras, angustiadas ou com medo. Por isso é importante estar atento a eventuais mudanças comportamentais (birras mais frequentes, maior dependência do outro, alterações de padrões do sono/alimentação, ...). Caso note alterações, fale de modo calmo com ela e tente tranquilizá-la.


2. Seja verdadeiro

No dia-a-dia somos constantemente bombardeados com novas informações sobre a atual situação, algumas verdadeiras e outras nem tanto; algumas que podem ser compreendidas por uma criança, outras que só vão impulsionar a ocorrência de sentimentos de medo e angústia. Assim, sempre que possível evite expor a sua criança aos noticiários e redes sociais, pois não irão ajudar. Cabe-lhe a si explicar numa linguagem acessível à faixa etária na qual a criança se encontra, explicar-lhe o que se está a passar e não adianta tentar arranjar explicações não verdadeiras, só para responder a eventuais perguntas e inquietações da criança. Seja verdadeiro até porque as crianças são hábeis a perceber se está a falar com toda a verdade/segurança, ou não. Não tenha receio de dizer "Não sei!" a uma pergunta que a criança coloque, pois ela entenderá; aliás, a maioria das crianças já se apercebeu que o que estamos a viver é uma situação atípica e nova para todos.

Sugerimos a leitura da história "Corona, o Vírus": 


3. Antecipe a resposta

Sem criar inquietações desnecessárias, é importante explicar à criança o que é o COVID-19, cuidados a ter, e o que é o adoecer com esta doença, assim como o que acontecerá se ela ou algum dos familiares próximos ficar doente. Desta forma, irá impedir a ocorrência de sentimentos futuros de desconfiança e desproteção.

Sugerimos a leitura da história "A minha avó tem coronavírus!":


4. Mantenha rotinas

Embora tenhamos que estar em casa, isso não significa que percamos certos hábitos, temos apenas que reajustá-los. É fundamental manter padrões de alimentação e sono saudáveis, cuidados de higiene pessoal, exercício físico, contactos com amigos e familiares (por telefone, internet ou mesmo à varanda). Sejam criativos! 


5. Faça tarefas e brincadeiras em família

Agora que estão todos (ou quase todos) em casa, aproveitem para se organizarem, brincarem e se descobrirem. Lembra-se daquele armário no quarto dos miúdos que está a precisar de ser arrumado? Fale com a sua criança e arrumem-no. Ou daqueles jogos de tabuleiro que estão arrumados numa prateleira da estante sem uso? É a altura de jogar. Ou dos livros que prometeu ler com a criança e ainda não leu? Esta é a altura ideal. Os momentos críticos obrigam-nos a redescobrir e a reinventar, e este é o momento!


6. Dê o exemplo

Não adianta dizer à sua criança que não pode sair de casa, que tem de lavar frequentemente as mãos, que tem de ter etiqueta respiratória se você próprio não o faz. Não se esqueça que muitas das nossas aprendizagens são aprendizagens sociais, logo tendemos a replicar o que vemos ou ouvimos.


7. Aprenda a relaxar

Este é o momento para (re)aprender a ouvir e a sentir o seu corpo tranquilo e relaxado. Ajude a sua criança a criar momentos de meditação e relaxamento no seu dia, fazendo simples exercícios de respiração. Esta poderá ser uma ferramenta muito valiosa para fazer frente a momentos de maior tensão.

Sugerimos a visualização do vídeo "Relaxamento para crianças - técnicas de respiração", disponível em

https://www.youtube.com/watch?v=ieht9IooHA4&fbclid=IwAR1L_moXcBY9Jmnc7RxRlzVSQh1elWM7HYqGiKuHEo7Z7uBO4kEtGJ3jDGI


Dra Nélia Afonso [Psicóloga » Centro de Desenvolvimento Acentuar | Cercizimbra - Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Sesimbra]

Dra Tânia Correia [Psicóloga Clínica » Centro de Desenvolvimento Acentuar | Agrupamento de Escolas Navegador Rodrigues Soromenho]  

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora