Ausência seletiva de linguagem oral - Mutismo Seletivo?

03-07-2019

O Mutismo Seletivo é um termo usado que se carateriza por uma incapacidade da criança falar em certos espaços sociais. Frequentemente são crianças que compreendem perfeitamente a linguagem oral e que são capazes de falar com toda a normalidade em espaços onde se sentem à vontade, seguras e confiantes.

O problema geralmente surge na escola, uma vez que é um meio diferente do qual a criança está habituada. Assim, é natural este ser o espaço onde se podem verificar algumas dificuldades de interação e comunicação verbal. Isto não se deve a timidez normal, nem obstinação. As crianças parecem "congelar" e ficam incapazes de falar, devido a ansiedade social, medo e sensibilidade excessiva à reação dos outros.


Alguns factos:

- O mutismo seletivo é uma condição relativamente rara. Os dados de prevalência sugerem que menos de uma em cada mil crianças apresenta esta patologia.

- O mutismo seletivo é geralmente diagnosticado entre os 3 e os 5 anos.

- Crianças expostas a duas ou mais línguas simultaneamente, são mais propensas a apresentar mutismo seletivo.

- Crianças com mutismo seletivo têm maior probabilidade de apresentar dificuldades de fala e/ou linguagem.

- A maioria das crianças com mutismo seletivo tem uma inteligência normal, no entanto alguns casos apresentam dificuldades moderadas a graves na aprendizagem escolar.


Como ajudar?

Tanto os pais, como a escola, deverão ter uma atitude compreensiva e nunca deverão castigar ou ameaçar a criança caso esta não tenha o comportamento de fala esperado. Fazer comparações com outras crianças é expressamente proibido e poderá agravar a situação.

O afeto, o carinho e a atenção permanente, a promoção do crescimento e a autonomia da criança, incentivar os contactos sociais que a criança faça, bem como recorrer ao elogio aquando da existência de pequenas evoluções são alguns fatores preponderantes para a ocorrência de melhorias.

É importante ter em consideração que o problema é complexo e, por isso, o progresso é lento. A sensibilidade excessiva é uma caraterística de personalidade destas crianças e, embora possam fazer progressos ao longo dos anos, são suscetíveis a permanecer um pouco reticentes.

Neste tipo de situação, é recomendado o encaminhamento para uma equipa multidisciplinar, constituída por, entre outros, Psicólogo e Terapeuta da Fala.


Dra Tânia Correia [Psicóloga Clínica » Centro de Desenvolvimento Acentuar | Agrupamento de Escolas Navegador Rodrigues Soromenho]

Dra Telma Pereira [Terapeuta da Fala » Centro de Desenvolvimento Acentuar | Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal]

Fontes: Cline, T & Baldwin, S (2004), Selective mutism in children. London: Whurr | Ford, M A, Sladeczek, I E, Carlson, J, &Kratochwill, T R (1998), Selective mutism:Phenomenological characteristics. School Psychology Quarterly, 13(3),192-227 | Hultquist, A M (1995), Selective mutism: Causes andinterventions. Journal of Emotional and Behavioral Disorders, 3(2), 100-107 | Johnson, M & Wintgens, A (2001), The selective mutism resource manual. Bicester: SpeechmarkPublishing

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