Regresso à escola sem dramas! - Dicas para o início de um ano letivo tranquilo
As férias estão a chegar ao fim. Depois de um período de liberdade, sem horários nem rotinas pré-estabelecidas, em que o tempo livre serve para descobrir e crescer, chega o momento do regresso às aulas.
Todos os pais e crianças em idade
escolar, em algum momento das suas vidas, já passaram pela sensação do regresso à rotina escolar, despoletando
assim, por vezes, sentimentos negativos. Contudo, esta não tem, nem deve, ser
uma fase de dramatismo ou pessimismo. A
escola pretende ser sempre o início ou reinício de uma fase muito positiva na
vida da criança e adolescente, pois é uma fase de descoberta, aprendizagem
e interação com os outros.
Lembra-se do seu primeiro dia na escola? O que sentiu? O que pensou? Como é que a sua família o ajudou a lidar com essa fase? Ao relembrar o seu tempo de escola pode auxiliar a forma como agora vai ajudar a(s) sua(s) criança(s) a gostar(em) mais e melhor da escola e da rotina escolar que lhe está inerente. As famílias devem falar da escola como algo de bom, que pode ser divertido.
Seguem-se algumas estratégias para
os primeiros tempos:
Preparar o início do ano escolar com antecedência - habitualmente as crianças têm grandes expetativas face à escola, mas nem sempre estão preparadas para as regras ou limites que esta estabelece, como por exemplo, permanecer sentado por um determinado tempo, falar só quando é a sua vez, ouvir e respeitar os outros. Assim, é fundamental as famílias irem consciencializando os mais pequenos para as alterações que vão ocorrer dentro em breve. E não se esqueça, o exemplo vem de casa!
Preparar o material escolar - ainda se lembra da alegria que sentia com o cheiro dos livros novos? E a curiosidade que sentia para os descobrir? Para boas memórias nada melhor do que ter alguns "amigos" e a estimulação sensorial é um forte aliado; seja pelo cheiro, pelo tato, pela visão... os novos livros e materiais podem ser fonte de grande entusiasmo. Então toca a despertar os sentidos!
Organização como a chave para o sucesso - a rotina escolar inclui sempre algum stress, seja por conhecer novas pessoas (professores, amigos,...), por ter de se readaptar a novas rotinas, ou pela aproximação de momentos de avaliação, mas para este stress não ultrapassar os limites do habitual, nada melhor do que organizar e planear as rotinas diárias, sendo fundamental a ajuda familiar neste campo. Ajude a criança a definir um horário semanal de rotinas, onde para além das tarefas escolares deverão estar também contempladas as atividades extraescolares e tempos de lazer, pois é importantíssimo que todos nós tenhamos momentos de pausa ou descanso, mas também de brincadeira, porque quem brinca aprende melhor! Por vezes para os mais pequenos é também difícil organizarem a sua mochila e a roupa a vestir, deixando para a última hora essas tarefas o que por si, acaba por ser uma situação geradora de stress. Assim, nada melhor do que organizar na véspera estas tarefas.
Comer e dormir bem para bem aprender - para uma boa aprendizagem nada melhor do que haver uma boa saúde física e mental; para isto ocorrer a alimentação e o sono são essenciais. A sua criança come ou dorme mal? Isto é algo que também pode mudar, incentive-a a conhecer e experimentar novos alimentos, indo ao encontro de uma alimentação saudável, variada e equilibrada. Também o sono pode e deve ser regulado, ajude a sua criança/adolescente a ter uma rotina de sono. Ao deitar evite luzes brancas, não utilizar telemóveis ou tablets antes de ir dormir nem deverá ter este tipo de equipamento no quarto, pois poderá haver tendência em ir procurá-lo. Antes de dormir, nada melhor do que procurar atividades relaxantes como ler uma história aos mais pequenos, ou sugerir aos mais crescidos que leiam um livro.
A importância das horas - na escola há horários a cumprir e o chegar 5 minutinhos atrasado pode fazer toda a diferença, mesmo no ensino pré-escolar. Crie horários específicos de deitar, levantar, tomar o pequeno almoço e sair de casa. Vai ver que será muito mais fácil! Caso ainda se verifiquem atrasos, redefina novos horários, pois é mesmo importante o seu educando chegar a horas à escola, para além de lhe estar a incutir a importância de sermos pessoas responsáveis com as tarefas a concretizar.
Tempo especial - dedique diariamente um "tempo especial" à sua criança. Pergunte-lhe como correu o seu dia, de forma a perceber eventuais tensões, conflitos pelos quais ela passou ou está a passar, e calmamente encontrarão as melhores soluções. O tempo de jantar, por exemplo, pode ser, também, um momento excelente para a família estar reunida e falar entre si do seu dia-a-dia, e certamente a escola será um dos temas eleitos! Mostre-se interessado pelo seu dia, apresente uma escuta ativa, sem querer ser "intrometido", respeite o seu tempo e espaço. Neste momento já sabe: nada de televisões, tablets ou telemóveis!
A criança fica a chorar na escola. E agora? - é uma situação típica, nos mais pequeninos, sobretudo quando sentem que as famílias ficam tristes ou ansiosas com este passo. Lembre-se que a sua criança só pode estar bem se sentir que a família também fica bem quando a deixa na escola. Assim nada melhor do que prepará-la para este novo passo: explique-lhe como será, o que fará no seu dia, assegurando-lhe que estará de volta mais tarde, mostre alegria pelo seu crescimento e diga-lhe o quanto se orgulha por ela ficar feliz ali. Todos juntos irão conseguir!
Esteja a par do que vai acontecendo na escola e com o seu educando - numa era em que se privilegia o digital e o mundo do trabalho é cada vez mais exigente, muitas vezes a comunicação e a interação saem prejudicadas e, provavelmente, sem se aperceber já aconteceu ter enviado e-mails ao professor/diretor de turma a solicitar alguma informação e não foi falar diretamente com o seu filho/a, ora por falta de tempo, ora por comodidade... talvez algo possa mudar! Seja parte integrante da escola; cabe também às famílias dos alunos participarem e estarem presentes na "construção" e estruturação da escola. Afinal, num percurso regular, uma criança/jovem pode frequentar um mesmo agrupamento 9, 12 ou 15 anos!
Estas são algumas sugestões que podem ajudá-lo no início de um novo ano letivo tranquilo e sem dramas. A previsibilidade para uma criança/jovem, ou seja, saber o que vem a seguir, permite-lhe que se sinta mais segura e tranquila. Ainda assim, se se verificar a ocorrência de problemáticas significativas, a ida a uma consulta de Psicologia poderá ajudá-lo.
Dra Nélia Afonso [Psicóloga » Centro de Desenvolvimento Acentuar | Cercizimbra - Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Sesimbra]
Dra Tânia Correia [Psicóloga Clínica » Centro de Desenvolvimento Acentuar | Agrupamento de Escolas Navegador Rodrigues Soromenho]