Terapia Ocupacional
O Terapeuta Ocupacional é o profissional de saúde especializado na prevenção, avaliação e tratamento de problemas de desempenho ocupacional, em qualquer fase da vida. O principal objetivo é identificar e maximizar o potencial de cada pessoa para que possa ser independente nas suas atividades da vida diária em casa, na escola ou na comunidade.
Em idade pediátrica a Terapia Ocupacional promove competências de processamento e integração sensorial, de motricidade global e fina, de perceção visual, bem como de organização e planeamento motor. Estas competências são fundamentais para uma integração adequada nos diversos contextos onde a criança/jovem está inserida/o, especialmente em ambiente escolar.
Na consulta de Terapia Ocupacional, são avaliadas as funções psicomotoras, sensoriais, percetivas, físicas e sociais da criança/jovem, bem como os fatores ambientais que a/o rodeiam. Após serem identificadas as áreas de disfunção e envolvente do indivíduo, é criado um programa estruturado de atividades significativas de forma a ultrapassar as dificuldades. Através de diversas metodologias e técnicas terapêuticas, objetiva-se que a criança adquira as competências necessárias à sua autonomia, sempre que possível através de uma forma lúdica. Podem ser utilizadas estratégias de compensação de funções, material adaptado (brinquedos, talheres), ou ainda aconselhamento de produtos de apoio para aumentar e potenciar o desempenho da criança.